...Às vezes dá-me p`a ler outras pra escrever, às vezes dá-me p`ouvir outras pra cantar, às vezes dá-me p`a rir outras p`a chorar... Eis que apenas "eu" e os "outros" vivemos no mesmo mundo, não assim tão longe...

03/09/2009

... A Esperança ...


Eva - imagem retirada da net
A esperança é filha do desejo, mas não é o desejo. Constitui uma aptidão mental, que nos fez crer na realização de um desejo. Podemos desejar uma coisa sem que a esperemos. Toda gente deseja a fortuna, muito poucos a esperam. Os sábios desejam descobrir a causa primitiva dos fenômenos; eles não têm nenhuma esperança de consegui-lo. O desejo aproxima-se algumas vezes da esperança, a ponto de confundir-se com ela. Na roleta, eu desejo e espero ganhar.
A esperança é uma forma de prazer em expectativa que, na sua atual fase de espera, constitui uma satisfação freqüentemente maior do que o contentamento produzido pela sua realização. A razão é evidente. O prazer realizado limita-se em quantidade e em duração, ao passo que nada limita a grandeza do sonho criado pela esperança. A força e o encanto da esperança consistem em conter todas as possibilidades de prazer. Ela constitui uma espécie de vara mágica que transforma tudo. Os reformadores nunca fizeram mais do que substituir uma esperança por outra.
Gustave Le Bon,
in "As Opiniões e as Crenças"


publicado aqui

2 comentários:

  1. Marta,
    Este texto fez-me recordar Schopenhauer...

    A esperança encontra-se algures entre a vontade emergente e a realização dessa vontade.
    A esperança, dá-nos a força para suportar o sofrimento porque passamos para realizarmos o desejo.
    É curioso que para cada vontade consciente que nos surge, outras dez estão a emergir do nosso subsconsciente. Daí a importância da esperança. E não menos importante a realização do máximo de vontades. Pois é na realização das vontades que está a nossa felicidade.
    Este assunto daria uma bela discussão filosófica...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. uma discussão grande sem dúvida

    e mais

    a esperança e a vontade ... dariam muito pano para mangas

    mas também a realização das vontades, pode ser apenas a quebra do desejo e dos encantos dessa espera...ás vezes penso nisso e no lugar comum em que caimos, como a criança que chora chora chora por um doce, até cansar... e finalmente quando lho dão... deita-o fora... porque afinal descobre ou que amarga, ou que nem sequer valeu a pena tanta esperança....

    sei lá

    a minha esperança difere da vontade dos por que espero e é isso que me transtorna no momento

    bj

    e obrigado pela "presença"

    ResponderEliminar

... o eco do que sentimos é sempre bom de ouvir ...